Solicite um orçamento

Montagem

Montagem

Montagem mecânica é o processo de reunir componentes para obtenção do produto final. Pode ser feito em linha ou em processos estanques em postos de trabalhos individuais.

Um bom processo de montagem, inicia-se com o projeto do produto.

Nota-se nas empresas que a desconexão entre a Engenharia de Produtos e a Engenharia de Processos (e também entre outras áreas como Engenharias de Segurança, Manutenção, Qualidade), cria produtos cuja montagem é dificultada, gerando custos desnecessários e processos de montagem complexos e ineficientes.

O processo de montagem mais comum é normalmente executado em linhas, compostas por diversas estações.

Cada operação realizada para a obtenção do produto final é executada com o produto deslocando-se através da linha num transportador, comumente conhecida como Montagem Sequenciada.

As operações podem ser realizadas com o transportador parado em cada estação ou em movimento continuo.

Produto a ser montado pode estar diretamente sobre o transportador ou sobre paletes.

Postos individuais que entreguem produtos a linha são chamadas pré-montagens, onde subconjuntos são montados. Estas igualmente podem ser automatizadas ou manuais.

Geralmente são executadas em linhas transversais à linha principal.

As montagens de subconjuntos são em alguns casos, terceirizadas. É um conceito empregado na Indústria Automobilística onde os "consórcios" se instalam na própria planta da montadora.

Assim, montagens industriais requerem análises detalhadas do produto no tocante a simplificação do processo tais como:

Padronização de Componentes -(Um exemplo característico desta padronização  é a frente e a traseira dos carros da Volkswagen). Reduz custos de forma significativa, quando aplicável.

Análise da aplicação ou não de pre-montagens para obtenção de subconjuntos - Linhas muito longas criam problemas de leiaute. Podem ser reduzidas utilizando pré-montagens transversais.

Tipo de transportador - (tracionamento, material, paletizado ou não, outros)

Necessidade de inspeção seletiva - (no passado era conhecida como grupagem). Está relacionada com o processo de obtenção dos componentes a serem montados e a capabilidade do processo. Se a capabilidade é baixa, a inspeção seletiva pode ser menos custosa do que investir em processos com maior capabilidade.

Estações de teste para processos especiais - soldagens e brasagens, por exemplo, requerem testes destrutivos, análises metalográfica, radiografias os outros testes que validem a sua eficácia considerando que a inspeção visual é somente quantitativa),

Estações de testes de desempenho - Estanqueidade, testes de desempenho, testes de permanência entre outros, não compõem propriamente a montagem, entretanto devem ser considerados.

Magazines de peças-  Devem se alocados ao longo da linha de forma a facilitar o seu acesso. Operadores devem realizar operações simples, com as peças já na condição de montagem. Operações adicionais tais como desenrolar ou enrolar cabos elétricos, retirar, etiquetas, possibilidade de troca de componentes, etc.,  são pontos que não podem ser esquecidos na concepção de uma linha de montagem.

Coleta e tratamento de dados - Cada vez mais um exigência da Industria de Internet (4.0), definir o que coletar, como e que tipo de tratamento dar a estes dados é sem duvida um quesito que não pode ser negligenciado.

Objetivos da Montagem

Os principais objetivos de uma montagem industrial são:

  • Obtenção do produto final com as especificações de Qualidade exigida
  • Menor custo
  • Menor tempo ciclo possível
  • Tecnologias compatíveis com o investimento disponível.
  • Análise de Riscos de Acidentes de Trabalho para cada estação.
  • Facilidade de Manutenção (Inspeção, Desmontagem, Substituição de Componentes, Fabricantes e Marcas disponíveis no mercado)
  • Ergonomia (Facilidade para Operar o posto, Redução da fadiga dos operadores)

Contatar uma empresa especializada em Montagens, normalmente é o caminho percorrido pela maioria das empresas. Entretanto o emprego de assessoria especializada nestes processos, trazem redução de investimento, otimizações, ergonomia, produtividade, e por consequência  evitam processos ineficazes.  

A sua Empresa está Iniciando o processo de aquisição de processo de montagem ou otimização de processo existente? Nós conectamos as diversas Engenharias: Elaboramos as análises necessárias para esta aquisição/otimização. Indicamos parceiros altamente especializados em montagens mecânicas, caso seja de interesse da empresa (Nacionais e Internacionais). Revisão do produto a ser montado. Análise de Decisão de Fornecedores. Definição do Plano de Testes. Acompanhamento do Tryout, Certificação do Processo. Faça um consulta sem compromisso no formulário abaixo!

Shark Consulting - Paixão pela Engenharia.

Solicite um orçamento sem compromisso