Solicite um orçamento

Manutenção Industrial

Manutenção Industrial

Manutenção Industrial é fundamental para os mais variados segmentos da indústria, tendo como principal objetivo manter e melhorar a capacidade produtiva da empresa, através de uma Gestão eficiente e de qualidade.

Os tipos mais comuns de Manutenção são:

Manutenção Corretiva: Sem dúvida o pior tipo. É o conceito do "apagar incêndio". Espera-se a quebra e atua-se para corrigir. Mesmo sendo a maneira menos adequada, seguramente ela é ainda parte integrante do Sistema de Gestão de Manutenção de inúmeras empresas.  Tem os custos elevados e geralmente implica em paradas produtivas não programadas, perdas de produção, e um nível levado de stress.

Manutenção Preventiva: É seguramente o melhor dos mundos. Mas, infelizmente pelos custos envolvidos não é praticada nas indústrias de um modo geral. É encontrada em setores onde a segurança por falhas pode acarretar a perda de muitas vidas. Encontra no setor de aviação a sua grande inspiração e aplicabilidade. Deu o tempo de vida, troque a peça sem ao menos analisá-la. Assim um rolamento com, digamos, 2 mil horas será substituído, independentemente de estar "roncando" ou não.

Manutenção Preditiva: Essa é o que de mais moderno se encontra em Manutenção Industrial. A sua implantação e a alteração da cultura de como a empresa lida com Manutenção é o seu pilar mais importante. Existem diversas formas de implantá-la,.

Manutenção Industrial, geralmente está subordinada a Manufatura, existem algumas empresas que a subordinam a Suporte e Apoio, juntamente com as Ferramentarias, Caldeiras, e outras Facilidades (Recebe em alguns casos essa denominação do Inglês - Facilities).

Qualquer que seja a área a que ela esteja subordinada, conta Custos de Manutenção - é número que chama atenção.

Normalmente Alto.

Manutenção é sempre Custo Indireto, isto é, adiciona-se a aos custos, mas não produz uma peça, sob o aspecto, digamos contábil.

A experiência demonstra que nessas áreas profissionais tem algumas características singulares:

Longo tempo de empresa

Bom conhecimento do Parque Fabril

Conhecimento Técnico

Então se tenho tudo isso, por que contratar uma consultoria em Manutenção? A resposta é Excelência.

Tem uma frase muito interessante sobre essas coisas- "Se você faz as coisas sempre iguais, como espera obter resultados diferentes"?

E muitas vezes não é pela falta de conhecimento que as manutenções não são adequadas, mas sim, e principalmente, pela falta de sistematização e pelo metodologia aplicada.  E somado a isso a falta de pessoal e tempo para tanto.

Outro ponto a se destacar é que nas empresas nas quais implantamos a metodologia, a primeira coisa que nos perguntam é se temos um Software de Manutenção - Lideranças creem que um software seja a cereja do bolo, aquilo que falta para a manutenção funcionar.

Conquanto acreditemos que softwares de manutenção sejam importantes, nossa metodologia pode ser testada em Excel. Se a empresa decidir após colher os resultados em Excel, adquirir um software para controle, podemos até indicar algum.

Software não faz manutenção - ajuda - mas não está nem entre os 10 itens que consideramos prioritários.

A Shark Consulting tem um método para sistematizar e coordenar a sua Manutenção testado e aprovado por todas as empresas onde foi implantado. Suas características principais são:

Simplicidade - Método simples, focado principalmente nas pessoas, Quem faz manutenção são os operadores de manutenção ( Mecânicos e Eletricistas), esses precisam ser envolvidos desde o principio

Diagnóstico - Só posso entender e modificar aquilo que conheço. Para tanto o trabalho inicia com o Diagnóstico, uma fotografia de como a manutenção se encontra naquele momento.

Redução de Custos - Como dito anteriormente manutenção é uma conta pesada. E por isso consideramos que se a Consultora não se pagar entre 6 e 12 meses, é por que não é grandes coisas. Em todas, nas quais a metodologia foi implantada os tempo médio de Payback girou em torno de 8 meses.

Softwares e outras coisas que vendem por aí - Consultorias de Manutenção de um modo geral vendem a ideia de que o controle possa trazer redução de custos e melhorias, nota-se que muitas vezes o investimento não se amortiza e ainda cria burocracias e  necessidades de operadores. Se a empresa tem um sistema, ele vai ser avaliado no diagnóstico, se não tem, não se preocupe , o método como dito funciona em Excel, e se não tiver Excel (praticamente impossível hoje em dia), funciona sem Excel também.

Operabilidade - Nada de misterioso sera implantado. Na grande maioria onde o sistema foi testado e aprovado as lideranças sempre comentam: "Como não pensei nisso antes"!

Disponibilidade de Máquinas - Em empresas complexas de grande porte com um parque fabril extenso, os resultados de disponibilidade giram em torno de 94 a 96% e em empresas Média e Pequenas obtivemos resultados acima de 98%.

Payback - Consultorias devem ser tratadas como Investimento. Se contrato um consultoria, ela tem que se pagar, e este tempo como dito, não deveria ser superior a 12 meses. Esta condição nós negociamos após o diagnóstico. Se a empresa vai passar de manutenção corretiva para preditiva, de apagar incêndios para planejamento, seguramente as reduções de custos vem junto.

Peças em Almoxarifado - Redução drástica dos itens de almoxarifado. É um dos nossos diferenciais.

Segmentos - Método se aplica a qualquer segmento, com um ou outro ajuste considerando algumas nuances especificas.

Confiabilidade - Sistema deve trazer consigo conceitos de confiabilidade. Todo e qualquer sistema de manutenção deve trabalhar com esta condição. Entender as curvas de confiabilidade e criar condições internas de aprendizado do pessoal de manutenção para que possam lidar com estes conceitos.

Funciona!!

E por que funciona?

Primeiramente por que esta baseado em anos de experiência trabalhando com Manutenção, onde as deficiências e virtudes de diversos sistemas de manutenção puderam ser entendidos, aprendidos e depurados.

Segundo pela elaboração de um sistema que não fosse o trivial, que buscasse entender manutenção como um conceito integrado, paralelo e transversal dentro das empresas.

Terceiro entender a manutenção desde o momento da aquisição de novos equipamentos até a sua baixa do ativo fixo.

Finalmente, mas não menos importante, são a aplicabilidade e os testes que executamos por mais de 10 anos em campo dessa metodologia, para depurar, aperfeiçoar e acrescentar novos conceitos de Manutenção Classe Mundial (WCM), com resultados surpreendentes até para Engenheiros de Manutenção com larga experiência nestas áreas.

Independentemente do segmento. Seja ele metal-mecânico, metalúrgico, saúde, celulose, refrigeração. Não importa. Já testamos o método em variados segmentos. Todos com resultados excelentes.. Desenvolvido através de larga experiência em Gestão e Planejamento de Manutenção.

Faça nos uma consulta sem compromisso pelo formulário abaixo. Se você tem problemas com manutenção, nos podemos ajudar a torná-la Classe Mundial.

Objetivos da Manutenção Industrial

  • Estruturação da manutenção planejada para novas unidades operacionais;
  • Gestão integral da manutenção de plantas industriais existentes
  • Consultoria de engenharia de manutenção, produtividade e confiabilidade;
  • Monitoramento inteligente de máquinas;
  • Manutenção preditiva 4.0;
  • Pintura técnica e integridade estrutural;
  • Limpeza industrial;

Com o serviço de Manutenção Industrial da Shark Consulting você tem acesso a uma solução prática e econômica, com comodidade e garantia de um serviço de qualidade. Larga experiência, aliada a testes de aderência nos diversos segmentos nos quais o método já foi testado e aprovado, trás a certeza da implantação de uma Gestão de Manutenção Classe Mundial.

Não quer mais se preocupar com treinamentos e questões burocráticas de manutenção na sua empresa? Deixe que nós resolvemos tudo para você. Faça uma consulta sem compromisso no formulário abaixo!

Shark Consulting - Paixão pela Engenharia.

Solicite um orçamento sem compromisso